Musculação, funcional ou crossfit: Qual ideal?

March 7, 2019

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 Hoje em dia, existem diversas modalidades de exercícios para quem quer entrar em forma. Crossfit, treino funcional e musculação são as mais populares. Mas qual delas é a mais eficiente? Confira nossa comparação abaixo!

 

Semelhanças e diferenças

 

O treino funcional, a musculação e o crossfit não são categorias diferentes por acaso: cada uma dessas atividades tem suas características próprias, mesmo que elas compartilhem algumas semelhanças.

A musculação tem como objetivo principal a hipertrofia dos músculos – ou seja, o aumento e fortalecimento da massa muscular. Nas sessões de musculação, você treina força, faz exercícios aeróbios e treina flexibilidade. Entre as vantagens dessa modalidade, o ganho de força e a definição muscular são as mais importantes.

Já no treino funcional, o foco é em aumentar o desempenho das funções do corpo, trabalhando não apenas força muscular, mas também resistência, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, etc.

Os exercícios podem ser feitos em uma academia de pilates, em casa, no parque ou em qualquer outro lugar. No início, os movimentos podem utilizar apenas o peso do corpo, mas alguns aparelhos também podem ser incluídos. O funcional pode ajudar no emagrecimento, na definição muscular e em diversos outros objetivos.

O crossfit, por outro lado, tem como objetivo o condicionamento físico e o aumento de força, com exercícios de alta intensidade. Ele trabalha especialmente as resistências respiratória, cardiovascular e muscular. É um bom exercício tanto para tonificar os músculos quanto para emagrecer.

 

Qual escolher?

 

Escolher um tipo de treino depende de muitos fatores. O principal entre eles é o seu objetivo: você quer emagrecer? Ter mais qualidade de vida? Ficar mais forte? Encarar desafios? Além disso, de qual tipo de atividade você costuma gostar mais: atividades mais repetitivas? Ou aquelas que mudam todos os dias e sempre trazem novidades?

Porém, para escolher entre esses treinos, também é importante considerar sua condição física no momento. Crossfit pode ser mais difícil para quem não pratica qualquer tipo de atividade, por exemplo. Sempre consulte um profissional da saúde antes de tomar sua decisão.

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